fbpx

Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

Mobile (Android/iOS)SoftwaresTecnologia

Lançamento iOS 15 – Novas Funções e iPhone Compatíveis

Nesta segunda-feira (07/jun) foi apresentado na WWDC 2021 (evento anual da Apple) o iOS 15 para o iPhone o lançamento chega com novas funções, nova interface, atualização do FaceTime, entre outras novidades que iremos listar aqui. Além disso trazemos aqui a lista de iPhones que serão compatíveis com a atualização do iOS 15.

Nos acompanhe também lá no youtube! 😉 Fizemos um vídeo também dessa matéria.

Novidades / Novas Funções do iOS 15

iPhone iOS 15 Lançamento
Imagem: Reprodução/Apple

Atualização do FaceTime

O FaceTime passou por diversas atualizações. A começar pelo “áudio espacial” visando tornar as conversas pelo App mais realistas, dando a impressão que a voz do interlocutor estivesse vindo de uma posição mais aproximada de onde ele se localiza na tela do aparelho. Além disso, as conversas aparecerão em modo grade, possibilitando exibir todos na conferência ao mesmo tempo e “modo retrato” onde se tem o efeito de fundo desfocado, como já acontece em outros Apps como Zoom e Google Mett.

iPhone iOS 15 FaceTime Modo Retrato
Imagem: FaceTime – Modo Retrato | Reprodução/Apple

Uma nova função muito bem vinda que chega com a atualização do FaceTime no lançamento do iOS 15 é que será possível enviar um link convidando mais pessoas para chamadas de vídeo, podendo ser compartilhados por mensagens, agenda ou e-mail e serem acessadas pelo navegador do PC ou Android, dando assim espaço para que usuários de outras plataformas que não tenham iPhone possam participar.

As novidades não ficaram só no áudio, câmera e visualização do FaceTime. Até o microfone ganhou uma recurso de peso. Agora terá IA (Inteligência Artificial) envolvida, o microfone utilizará de aprendizado de máquina (machine leargnin) para possibilitar a redução dos ruídos externos destacando melhor a voz da pessoa.

Nova Função do iOS 15 (Modo Focus)

iPhone iOS 15 Modo Focus
Imagem: Modo Focus | Reprodução/Apple

As novidades são muitas e podemos notar que a Apple não brinca no serviço notamos que a empresa está se preocupando com a qualidade de vida e produtividade das pessoas e de usuários de seus aparelhos. O novo Modo Focus do iOS 15 é uma nova função que auxilia o usuário de diminuir as distrações online. Mas como? O novo recurso filtra notificações dos aplicativos com base no contexto do momento, como no trabalho, descanso ou dormindo. O Modo Focus poderá ser indicado ao usuário pode IA ou também pode ser configurado de modo manual pelo usuários, possibilitando escolher quais aplicativos poderão notificar em determinada situação.

Além disso, com o Modo Focus, dará para criar uma Home com widgets e Apps específicos liberados no modo, ajudando a reduzir a distração do outros App e ajudando a focar em conteúdo relevante para a situação, como por exemplo, não exibir aplicativo ou notificações de redes sociais quando estiver no trabalho ou em uma sala de aula.

Novo visual para Notificações

iPhone iOS 15 Notificações
Imagem: Sumário de Notificações | Reprodução/Apple

Continuando na área visual e visando melhorar a experiência do usuário, o iOS 15 chega com o Sumário de Notificações, onde foca em uma nova forma de mostrar as notificações, possibilitando personaliza-las. Com o intuito de exibir no topo as notificações mais relevantes de acordo com a importância delas e uso do iPhone.

Além do mais, teve também alteração no visual das notificações, podendo agora exibir imagens dos contatos e ícones dos aplicativos.

SharePlay

Apple iPhone iOS 15 SharePlay
Imagem: SharePlay | Reprodução/Apple

O SharePlay chega pra fazer frente à apresentação de tela do Google. Onde é compartilhar a experiência simultaneamente com os amigos. Nesse caso, será possível através do SharePlay, assistir filmes, séries, escutar músicas ou compartilhar sua tela através do FaceTime com seus amigos.

Spotlight com Pesquisa por Fotos

iOS 15 Spotlight
Imagem: Spotlight | Reprodução/Apple

O Spotlight (ferramenta de pesquisa do sistema) ganha agora a nova função no iOS 15, podendo pesquisar por imagens. A função agora se integra com a galeria de imagens do iPhone, possibilitando que o usuário possa pesquisa na internet por imagens semelhantes às que você tem ou pela câmera do aparelho. Onde você pode encontrar pessoas pela face, filmes pelas cenas, objetos ou locais.

Live Text

iOS 15 LiveText
Imagem: Live Text | Reprodução/Apple

Semelhante a recursos de Aplicativos Android, como os Apps de câmera da motorola, Google, ou Google Lens por exemplo. Agora chega ao iOS 15 a função Live Text, onde possibilita traduzir textos de imagens simultaneamente quando a imagem é exibida na tela ou salvar o número de um contato que é exibido. Além de poder transcrever o texto encontrado na imagem para o bloco de anotações no iPhone.

Tempo – Novas Funções e Interface

iOS15 App Tempo
Imagem: iOS 15 App Tempo | Reprodução/Apple

O App Tempo também passou por reformulação. O novo visual da aplicação traz um novo design, com mapas exibindo em tela inteira, layouts dinâmicos que se atualizam de acordo com a condição climática do momento e até a posição do sol por exemplo irá condizer com o momento. Além do usuário poder receber uma notificações ou o tempo mudar, como chuva, tempestades ou neve.

Novidades no App Mapas

iOS 15 Mapas
Imagem: iOS 15 App Mapas | Reprodução/Apple

No lançamento do iOS 14 o Mapas passou por atualizações e no iOS 15 também ganhou atenção. O App ganhou visual tridimensional exibindo também mais detalhes dos locais e deixando um visual mais realista. Trazendo assim, detalhes como, faixas de pedestres, canteiros centrais, pontes, placas, ciclovias e pontos de referência, como pontos de ônibus, podendo marca os mais importantes e ainda notificar o usuário a hora de desembarcar e isso também poderá ser mostrado no Apple Watch com o trajeto que será percorrido. Além também de um modo noturno diferenciado, mostrando o brilho da lua.

Segurança e Privacidades no iOS 15

iOS15 Privacidade
Imagem: Reprodução/Apple

Recentemente o mundo todo está se atentando mais com a segurança e privacidade. Isto está sendo um bom senso de todos. E assim, a Apple está buscando aprimorar seu sistema a cada nova atualizações, o que é muito bem vindo!

Dessa forma, agora chega ao sistema uma função parecida com a do Android 12. Assim, no iOS 15 temos um Relatório de Privacidade, onde nos permitirá verificar quais Apps tiveram acesso concedido à diversos recursos do iPhone, como câmera, microfone, localização e até outras áreas no últimos 7 dias.

Além disso, chega também no lançamento do iOS 15, o Mail Privacy Protection. Esta nova função visa impedir que o remetente do e-mail consiga saber se o e-mail foi aberto e também oculta os endereços IP que o abriram, para que não será possível obter a sua localização ou outra informação pessoal.

A Apple ID também tem novidade, possibilitando que possam ser adicionados contatos de sua confiança que você queira que possam recuperar sua conta caso perca o acesso ou até poder escolher quem poderá acessar os dados de sua conta caso ocorra um óbito.

Wallet com mais Chaves Digitais

iOS15 Chaves na Wallet
Imagem: Reprodução/Apple

A carteira virtual da Apple no iOS 15 ganha agora integração com mais chaves digitais. Anteriormente a novidade já havia chegado ao iOS 14.5 porém sendo compatível apenas com um modelo de carro da BMW. Porém agora o iPhone poderá ser utilizado para abrir dispositivos com chaves digitais compatíveis que estejam em casas, escritórios, quartos de hotéis e prédios, abrangido assim um patamar muito maior para a função.

iPhones Compatíveis com iOS 15

Confira os modelos de iPhone que serão compatíveis com o novo iOS 15:

  • iPhone 6s
  • iPhone 6s Plus
  • iPhone SE (1ª e 2ª Geração)
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone X
  • iPhone XR
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone 11 (todos)
  • iPhone 12 (todos)

Lançamento

Por fim, até o momento o novo iOS 15 está disponível apenas para desenvolvedores em sua versão Beta. Em julho está previsto para que a versão de testes já esteja disponível para os usuários. Já o lançamento oficialmente o lançamento está marcado para após o anúncio do iPhone 13, por volta de setembro a outubro.

Quer acompanhar sobre novas matérias em nosso site?

Ative as notificações e assine nossa newsletter! 😉

Fonte: Apple, Techcrunch, MacRumors

Tags: , , , , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu