fbpx

Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

HardwareReviewsTecnologia

Review / Análise | Acer Predator Helios 300 RTX 2070

Acer Predator Helios 300, para ser mais específico, o modelo desse Review / Análise é o PH315-53, e aqui você encontrará todos os detalhes sobre esse notebook. Desde configurações, pontos positivos e negativos e por dentro dele! Além, é claro, benchmarks para os testes de desempenho.

Inclusive se você tem alguma dúvida sobre o notebook e ainda não encontrou em alguma matéria ou vídeo que eu posto aqui, fique à vontade para perguntar ou sugerir nos comentários beleza!

Comecemos pelo que vem na caixa. Além do “prato principal” que é o notebook, claro. Temos Manuais, CD com software e drivers, além de adesivos personalizados. E a fonte, que vem com seus 230 watts, potência suficiente para atender as necessidades do notebook.

Confira o vídeo Review também:

Sobre as configurações, o Acer Predator Helios 300 PH315-53 (link da loja da Acer caso tenha interesse em notebooks gamer da Acer. Lembrando que direto lá no site deles, tem notebooks com cupom hein!). Citarei aqui as especificações do modelo deste Review e farei o apontamento dos pontos fortes e fracos nesse notebook.

Onde Comprar?

Compre Notebooks Gamer diretamente no site da Acer:
Clique aqui para Ir ao Site

Cupons: 200OFF, 300OFF, 500OFF, 700FF, VOLTESEMPRE, BEMVINDO

Hardware

Processador

intel core i7 logo
O Acer Predator Helios 300 conta com um Core i7 de Décima Geração 10750H de 6 Cores (12 Threads) com clock base de 2,6 Ghz, podendo chegar até 5 Ghz (single core, informado no site da Intel) e 45W de TDP Turbo e 56W TDP em Short Turbo Max, porém em meus testes não consegui alcançar tal patamar de 5 Ghz, mas isso se deve à temperatura do processador que se eleva bastante para chegar a clocks tão altos, o máximo que alcancei nos testes foi aproximadamente 4,7 Ghz, mesmo após trocar a pasta térmica. Porém com a troca da pasta, consegui manter a temperatura mais estável e assim liberar todo o TDP liberado para esse Notebook, com os 70W de power quando está no modo turbo padrão, já no short turbo max, o processador pode chegar até 107w por um período curto de tempo (28 segundos é o que vem configurado por padrão para esse processador), e é nesse modo que clocks mais altos podem ser alcançados, porém sofremos com a limitação devido à temperatura se elevar drasticamente quando o power ultrapassa o modo Turbo padrão.

Memória

memória-acer-predator-helios-300-trimoretech
O notebook pode chegar até 64GB utilizando dois módulos de 32GB cada. O modelo testado acompanha 1 dos slots ocupados com 1 módulo de memória DDR4 de 16GB a 3200 Mhz da Smart Modular (sim, no site da Acer informa 2666 Mhz, porém estão enviando os modelos 2020 com um módulo mais rápido agora), porém, por limitação do processador, o limite alcançado de velocidade fica em 2933 Mhz.

Armazenamento

Neste modelo analisado, veio com 1 módulo NVMe da Western Digital WN730 de 256GB (3150MB/s de leitura e 2100 MB/s de gravação) e um Disco Rígido de 1TB, também da mesma marca. Assim como na memória, o mesmo acontece com os módulos NVME, no site da Acer informa que o máximo suportado, são módulos de 512GB cada slot, porém, testei módulos de 1TB em cada slot e funcionaram perfeitamente, entregando o desempenho esperado.

Placa de Vídeo

Esse modelo embarca uma RTX 2070 Max-Q, mas oq é esse Max-Q? Uma breve descrição. A diferença é que esse modelo teve seu projeto modificado para trabalhar com um consumo menor de energia, e consequentemente, poder conseguindo uma temperatura melhor, e claro como tem essa diferença, não chega a ter a mesma potência da RTX 2070 normal, mas nos garante uma potência um pouco maior do que os notebooks com RTX 2060, visto que a RTX 2070 vem com 8GB de memória GDDR6 a 1353 Mhz (4x por ser GDDR6, portanto temos aí 5412 Mhz, e temos uma margem para overclock aí), 2304 CUDA Cores e Core Clock de 1050 Mhz / 1260 Mhz Boost (essa medida é multiplicada por 2, então em testes de benchmarks é exibido até 2100 Mhz, aqui temos uma limitação do power a 100w do TDP para esse notebook, o que chega dificultar até para chegar nesses 2100 Mhz).

Conexão

killer-wi-fi-ax1650-badge.png.rendition.intel.web.864.486
Com Wifi 6 (AX), rede gigabit e bluetooth 5.1 é o que embarca o Acer Predator Helios 300. Afinal um notebook desse porte não pode perder para nenhum lag/delay. A Wifi é uma Intel Killer™ Wi-Fi 6 AX 1650i Dual Band com MU-MIMO 2×2, possibilitando conexão com banda de canal até 160Mhz e taxa máxima de transferência de 2400 Mbit/s. A rede RJ45 também é uma Intel Killer™ que faz par com a Wifi.

Falando das conexões, ele conta com 3 portas USB 3.2 sendo uma delas energizada, 1 porta USB tipo C, uma mini displayport e 1 saída HDMI. O Conector de Energia é na parte traseira no centro.

Tela/Display

acer-predator-helios300-tela-trimoretech
Não podemos deixar de citar também a tela LCD IPS anti-reflexivo de 15,6” FullHD de 144Hz 3ms. Assim, podemos usufruir de boa qualidade de imagem, 300nits de brilho e contraste 800:1.

Teclado retroiluminado RGB que deixa com um belo charme no notebook com 4 fases de iluminação, porém as teclas, para quem digita muito rápido, terá que se acostumar a acertar mais o centro delas, pois quando se aperta um pouco mais ao canto a tecla não passa o comando, nada que não se acostume com o uso. Eu já me acostumei tanto que essa matéria foi toda redigida nele.

Continuando aos “periféricos”, o som. A Acer traz no Predator Helios 300 a tecnologia de Áudio DTS® X:Ultra Áudio e Acer TrueHarmony. O DTS:X é como o padrão Dolby Atmos tornando o áudio muito mais imersivo, porém funciona com uma abrangência muito maior em diversos setups de áudio que você possa ter, e possibilitando também dar mais destaque aos diálogos por exemplo, se você quiser. Já o Acer TrueHarmony, é uma tecnologia implementada nos auto-falantes do notebook, isso quer dizer que não é um software que temos aqui, e sim falantes projetados para entregar um áudio mais fiel e sem distorções, que é o que mais acontece em auto-falantes de notebook. Isso acredito que se deve obviamente ao tamanho deles, que é bem reduzido. Mas mesmo assim, vai um ponto negativo pra esse note, em minha opinião, eles não conseguiram melhorar tanto assim nesse quesito. Sim, o som está melhor se comparado com o meu antigo notebook bem mais simples Acer Aspire que eu tinha por exemplo, mas mesmo assim, ainda é meio abafado e com o volume baixo.

O Acabamento do Acer Predator Helios 300

Ponto super positivo por ele ter o acabamento todo em alumínio (exceto pela tampa inferior).

Peso

Por fim, no quesito hardware. Achei este notebook até que leve, por conta de ser um notebook mais “parrudo” nas configurações, pesar 2,2kg pra mim está bom, muitos notebooks comuns chegam a pesar isso ou ainda mais.

Software

Esse modelo em específico veio com Linux, já o adquiri com ciência disso, mas porque eu já tinha a licença do Windows 10 do PC anterior que eu tinha e aproveitei para esse notebook. E com certeza o intuito de venderem o notebook com Linux é exatamente para poder reduzir o seu valor final. Tenho costume com Linux, inclusive trabalho diariamente utilizando um. Mas esse notebook definitivamente não foi pensado para trabalhar com esse sistema. O Predator Helios 300 possui diversos recursos onde só funcionam no Windows 10, como os recursos de áudio que acabei de citar acima, pois é via software. E até o botão Turbo e a tecla PredatorSense são compatíveis apenas com Windows.

Apesar disso, a Acer até tentou entregar um sistema com aplicações voltadas para o design no Linux, como por exemplo, o GIMP, InkScape e Blender já instalados.

Aplicativos


Já os aplicativos, a Acer disponibiliza o PredatorSense para cuidar das informações de temperatura, controle das ventoinhas, controle da iluminação do teclado, switch para ativar/desativar a animação e som Predator ao ligar o notebook e presets de overclock da GPU com opções de Normal, Rápido e Extremo e perfis para jogos.

Acer Care Center, que é um software com intuito de ajudar na manutenção do sistema operacional, com opções de limpeza de arquivos temporários, desativação ou atraso de execução de aplicativos na inicialização do sistema para ajudar na performance ao ligar, informações de suporte e uma opção muito útil e importante para os que utilizando o notebook a maior parte do tempo na tomada. Que é a de melhorar a vida útil da bateria. Com essa opção, o notebook fará a carga da bateria até 80% e a manterá assim. Dessa forma, ajuda a bateria a não se sobrecarregar tanto desnecessariamente, evitando que perca a sua eficiência precocemente.

E por fim, o Acer Quick Access, que como o nome já diz, auxilia com acesso rápido como alternar entre configurações de energia e “CoolBoos” para temperatura.

Benchmarks

Vamos aos benchmarks! Nesse instante, estou deixando aqui prints com os resultados dos Softwares testados e dos games com o preset no máximo/ultra, em breve estarei atualizando essa matéria com mais testes e com opções de gráficos dos games em baixa e média configuração também. Inclusive, irei postar no canal no Youtube (Trimoretech) os vídeos com o testes também. Além também dos link das validações dos softwares que possuem essa opção.

Os testes foram feitos gravando direto no notebook com o software da Nvidia, que foi o que encontrei que causa menos impacto no desempenho, pois não tenho placa de captura aqui no momento, mas os que têm possibilidade de resultado final, mostrarei o resultado do teste feito sem gravação assim, não tendo nenhuma interferência em desempenho.

Além disso, fiz os testes visando o máximo de desempenho do Acer Predator Helios 300 com RTX 2070 Max-Q. Portanto, deixei o modo turbo ativado e o notebook conectado diretamente em um monitor externo. Pois esse modelo não possui Advanced Optimus  da Nvidia, o que reduz o desempenho da placa de vídeo quando se utiliza a tela do notebook.

Softwares Testados:

  • 3DMark;
  • 3DMark teste 3 Predator Helios 300
    DLSS Off: 20.61 FPS | DLSS ON – 1440P Perfomance 51.32 FPS / Qualidade: 34.74 FPS – 4320P Ultra Performance 2.39 FPS | Mesh Shader: 248.21 FPS | VRS Tier 1 603.39 FPS / Tier 2 82.53 FPS
  • Crystal Disk Mark (WD730 @256GB);

  • Blender;

  • Adobe After Effects;

    AE Beta MF - Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
    After Effects 2021
    AE Beta MF - Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
    After Effects (Beta)
  • Cinebench R23;

  • Aida64 Benchmark;
    Aida64 Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_AnAida64-2 Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
  • Aida64 Stress Test (veja o vídeo no youtube);
    Aida 64 stress Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
  • CPU-Z;
    CPU_Z Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
  • Geekbench;
    Geekbench Notebook Gamer TOP! Acer Predator Helios 300 i7 10750H RTX 2070 Review_An
  • Unigine Heaven 4.0;
    Heaven4 Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_16.47.891
  • Furmark;

    Furmark Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_16.44.331
    7066 Pontos

Games Testados:

  • Fortnite;
    Fortnite Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_17.06.073
  • Apex Legends;
    Apex Legends Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_17.24.704
  • GTA V e Battlefiel V;
    GTA V e Battlefield V Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_17.41.180
  • Shadow of Tomb Raider;
    Shadow of Tomb Raider Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.01.934
  • Counter Strike GO;
    CSGO Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.14.359
  • Forza Horizon 4;
    Forza Horizon 4 Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.26.116
  • Tera e Far Cry 5;
    Tera e FC5 Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.32.497
  • Deus Ex Making Divided;
    DEMD Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.36.563
  • Dirt 5;
    Dirt5 Acer Predator Helios 300 2020 i7 10750H RTX 2070 PH315-53.mp4_snapshot_18.46.313

Gostou dos resultados? Comentem aí!

Aguardem, vou fazer vídeos com ele em dual channel e comparando o desempenho desses testes em single e em dual, logo logo estará no canal no Youtube (Trimoretech) 😉

Olhando Por Dentro

20210717_182224.mp4_snapshot_03.38.105
Abrindo o notebook, temos tudo bem acessível, como slots M.2, SATA3 pro HD, memória, ventoinhas, isso é ótimo, pois por exemplo, é frustrante quando temos que desmontar até o teclado antes em notebook pra poder tirar a tampa traseira, e tem uns ainda que vem o módulo de memória do outro lado. É bom quando vemos um projeto bem feito e os caras já sabem que quem compra um notebook desses geralmente vai querer fazer algum upgrade, e pensaram nisso, apesar de não termos tampas dedicadas para memórias e armazenamento por exemplo. Dispensaria ter que remover a tampa toda se você quer só adicionar uma memória por exemplo, nada demais, mas perde ponto por causa disso.

20210717_182224.mp4_snapshot_07.55.980
O notebook tem um bom sistema de resfriamento, com a ventoinha da GPU em alumínio, dando maior fluxo de ar, e o dissipador com 3 heatpipes, 1 compartilhado e dois dedicados, um para CPU e outro para GPU. Mesmo assim, muitas vezes quando se exige muito da CPU, se quiser ter um notebook trabalhando com uma temperatura mais aceitável por assim dizer, ou você terá que limitar o Power ou Undervolt. Com Intel XTU ou Throttlestop respectivamente (use com cautela e por sua conta e risco, não recomendo utilizar sem conhecimento técnico).

Se gostou dessa matéria? Então não esqueça de ativar as notificações (clicando no sininho no canto direito) e assinar nossa newsletter para receber as novidades que postamos aqui no site 😉

Tags: , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu