Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

MaisTecnologia

Dia Internacional da Mulher 2021 | Mulheres e Tecnologia

Em homenagem a todas as mulheres pelo dia internacional da Mulher, falaremos sobre a inserção e peso destas no mundo da tecnologia.

É muito comum dizer que o lugar da mulher é onde ela quiser. Mas é verdade! Inclusive no mundo digital e tecnológico. Poucos sabem, mas por trás dessa facilidade virtual que é hoje, tiveram muitas mulheres inseridas nas conquistas para que isso fosse possível. Desde mulheres doutoras e PHD em ciências da computação, analistas de sistemas a mulheres donas de empresas renomadas de jogos e videogames.

Assim, temos na história, mulheres que foram pioneiras na programação, onde começaram com o uso do algoritmo antes mesmo das máquinas. Há também as primeiras mulheres que utilizaram os primeiros computadores, contribuindo para que o que faltava neles, pudesse complementar nos próximos. E há também envolvimento destas damas nas informações online, utilização da internet. 

Em todo lugar, podemos notar a presença, participação e contribuição das mulheres para o avanço. A mulher é símbolo de inteligência, de jeito, de afeto e compreensão. E somado tudo isso ao trabalho, que por coincidência o faz muito bem, só tende a brilhar nos resultados. Elas assumem hoje e sempre um papel extraordinário na sociedade, mas como sabemos, não foram reconhecidas e aceitas por um longo tempo.

Ao longo da história, o papel delas foi ficando mais evidente e hoje podem ter seus direitos iguais aos homens. Infelizmente, até hoje há pessoas que pensam que certas profissões, por exemplo, seja apenas para homens. Mas como sempre, as mulheres se destacam e provam o contrário.

Ainda é pequena a porcentagem da participação delas na tecnologia no Brasil e no mundo, mas os números estão alterando e crescendo. Pesquisas revelam que as mulheres atuais têm maior predisposição de estudarem ciência da computação quando comparadas às que nasceram nos anos 80.  

Veja algumas mulheres inseridas em algumas das maiores tecnologias globais:

  • Susan WojcickiCEO do YouTube, seu nome apareceu como uma das mulheres mais influentes e poderosas da tecnologia diversas vezes. Também foi gerente de marketing da Google. (Desenvolveu ferramentas no Google como o Google imagens e Google Books).
  • Virginia “Ginni” Rometty –  É Bacharel em ciência da computação e engenharia elétrica. Já trabalhou para o General Motors Institute e ingressou na IBM como engenheira de sistemas. Atualmente, é CEO e Chairwoman da IBM desde o ano de 2012, sendo a primeira mulher líder da tão antiga companhia. 
  • Ursula Burns –  Ela é CEO na Xerox, sendo a primeira mulher negra que lidera uma empresa de grande porte nos EUA. É Mestre e bacharel em Engenharia Mecânica. Sua carreira na Xerox começou como estagiária, em 1980. Em 2009, construiu um brilhante caminho na empresa, sendo assim nomeada CEO.
  • Safra Catz –  Bacharel e doutora em jurisprudência, ela é presidente e CFO da Oracle.  Em 1999 começou sua jornada na empresa e está como presidente desde 2004. Faz parte da diretoria desde 2001 e há dez anos também é diretora do Grupo HSBC.
  • Sheryl Sandberg –  é COO do Facebook e parceira número um de Mark Zuckerberg. Ela está nesse cargo desde 2008 e desde 2012 está no conselho de administração da empresa, sendo a primeira mulher a ocupar essa posição. Antes, foi Vice-Presidente de Operações do Google e trabalhou no Departamento do Tesouro norte-americano sendo chefe de pessoal. Escreveu o livro Faça Acontecer, onde relata os desafios e dificuldades que as mulheres enfrentam em suas carreiras.
  • Margaret “Meg” Whitman – Graduada em Economia e com MBA, desenvolveu um grande papel em renomadas empresas, como a Walt Disney Company, a DreamWorks e a Hasbro. Foi CEO do eBay em 1998 e foi candidata a governadora da Califórnia em 2010. Em 2012, foi CEO da HP, empresa na qual ficou até 2017.
  • Cher Wang –  Considerada uma das mulheres mais poderosas e bem-sucedidas da tecnologia por ser co-fundadora e presidente da HTC (empresa fabricante de smartphones fundada em 1997).
  • Angela Ahrendts – Empresária e é  vice-presidente da Apple. Foi CEO da casa de moda Burberry entre o ano de 2006 a 2014. Após isso, deixou a empresa para assumir o cargo na Apple.

Essas são algumas das mulheres, tendo muitas outras não mensuradas, mas com grande garra, revolucionaram a tecnologia.

A todas essas guerreiras e sábias mulheres, que são exemplos para todos a cada dia, parabéns por simplesmente existirem!

Quer acompanhar sobre novas matérias em nosso site?

Ative as notificações e assine nossa newsletter! 😉

Tags:

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu