Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

GamesHardwareJogosTecnologia

Nova Placa da Nvidia RTX 3080

A Nvidia acaba de lançar sua nova placa de vídeo, a GeForce RTX 3080. A expectativa entre os usuários pela chegada dessa placa era grande, visto que a Nvidia prometia uma mudança considerável, tanto no ganho de desempenho, quanto segurar no aumento do custo.

A nova placa da Nvidia foi lançada no início de setembro. Juntamente com ela, outros dois modelos da série 30: a RTX 3090 (voltada para criadores/desenvolvedores) e a RTX 3070. Equipada com as tecnologias Ampere, Ray Tracing e DLLS, a RTX 3080 tem tudo para fortalecer ainda mais a Nvidia como uma das principais fabricantes de placas gráficas do mundo. Vamos conferir todos os detalhes dessa placa.

Desempenho

A nova placa GeForce RTX 3080 da Nvidia é, sem dúvida, uma das mais potentes do mercado. Podendo rodar jogos em 4K com taxas acima de 60fps tranquilamente. Ela vem equipada com a Arquitetura Ampere, uma tecnologia que otimiza treinamento, inferência e análise de dados em uma plataforma de IA (Inteligência Artificial).

Na prática, essa tecnologia usa as RTX (Ray Tracing) para aumentar o desempenho da renderização, gráficos, etc. Segundo a Nvidia, isso possibilita dobrar a capacidade dos RT Cores e dos Tensor Cores de Terceira Geração, assim como os multiprocessadores de streaming.

Outro destaque fica para a tecnologia Ray Tracing, que simula o comportamento físico da luz, deixando os gráficos incríveis. A performance em Ray Tracing é obtida graças aos núcleos RT da nova placa (68 ao todo) usados no cálculo das intersecções de raios de luz que são simulados pelos jogos. Estima-se que podem 1,7 vezes mais rápidos.

De acordo a Nvidia, a RTX 3080 é capaz de atingir incríveis 58 TFLOPS, valor muito acima dos 34 TFLOPS medidos na RTX 2080 Ti. Um aumento considerável com relação ao apresentado na geração anterior. 

Outra tecnologia importante é a DLSS (Deep Learning Super Sampling) 2.0, que utiliza Inteligência Artificial, permitindo que um jogo rode em uma resolução baixa com suas imagens reconstruídas por meio de IA para uma resolução mais alta. Assim, é possível rodar efeitos mais pesados sem comprometer a resolução final da imagem.

Memória

A RTX 3080 vem como uma poderosa memória de 10 GB de GDDR6X, conectados ao processador por meio de uma interface com 320 bits de largura, possibilitando uma troca de dados entre processador e memória a uma velocidade de 760 GB/s.

O desempenho dessa nova memória foi conseguido alterando o sinal da comunicação das memórias para incluir até 4 valores por ciclo, ao invés do tradicional booleano com só dois. Assim, esse ajuste permite o dobro de dados sendo enviados no mesmo período de tempo.

Novo Design

A RTX 3080 apresenta um novo design, muito bonito por sinal. O fluxo axial duplo oferece o mais alto desempenho térmico possível, reforçando o fluxo de ar natural no chassi e possibilitando um sistema bem mais silencioso e refrigerado do que o habitual.

A placa apresenta um conector de 12 pinos, bem como um adaptador para conectores mais antigos, de 8 pinos. Mas aqui vai uma crítica ao local onde o conector fica posicionado (pois ele causa estranheza e atrapalha o belo visual da placa) e ao tamanho muito curto dos cabos.

Consumo

A RTX 3080 impressiona também quando o assunto é consumo, mesmo com toda a performance alcançada. Segundo a Nvidia, o PC precisa de uma fonte de 750 Watts de capacidade real para que a RTX 3080 seja alimentada adequadamente e funcione de forma estável no seu sistema.

O TDP (sigla em inglês para “Perfil de Design Térmico”) da nova placa fica em torno de 320 Watts, imaginando um cenário em que a placa opere no máximo de suas capacidades.

Custo Benefício

Dentre as três placas lançadas, a RTX 3080 é, sem dúvida, a que apresenta o melhor custo benefício, e por isso deve ser a placa a se destacar no mercado. A 3090 é uma placa voltada para funções mais específicas (computação gráfica avançada, por exemplo), e por isso, tem um preço muito elevado.

Com relação a 3070, também voltada para games, ela não possui todas as tecnologias apresentadas pela 3080, e deve custar em torno de US $499 no seu lançamento. Embora possa parecer alta, 200 dólares compensa muito a diferença de tecnologia e desempenho entre as duas.

Concorrência

A GeForce RTX 3080 tem tudo para tomar conta do mercado, isso porque a principal concorrente, a Radeon RX 5700 – TX  da AMD tem um desempenho inferior ao apresentado pela nova placa da Nvidia. Visto que a placa da AMD é um lançamento recente (junho de 2019), e portanto, sem atualizações próximas, podemos imaginar um longo reinado para a RTX 3080.

Conclusão

Tudo o que foi prometido pela Nvidia foi cumprido. O salto de qualidade atingido com essa nova placa é realmente surpreendente, proporcionando uma experiência incrível a cada jogo. A RTX 3080 entrega um ganho brutal de qualidade e velocidade por um preço muito abaixo ao de sua antecessora. Para efeito de comparação, a RTX 2080 Ti custava US $999 no lançamento, US $300 a mais que a RTX 3080. Ainda não há data de lançamento no Brasil, e o preço, obviamente, deverá ser um tanto quanto salgado. 

Antes de adquirir a placa, é Importante ressaltar alguns pontos: jogos que dependem diretamente da placa terão um desempenho superior. Por outro lado, jogos que dependem mais da CPU podem ter travamentos, isso porque a RTX 3080 é tão poderosa que mesmo as CPUs mais robustas podem sofrer um pouco. Assim, essa placa é mais indicada para jogos pesados, que abusam dos gráficos. Se você está acostumado a jogos com 1080p, existem outras placas mais baratas com bom desempenho.

Ficha Técnica

  • Lançamento: setembro de 2020
  • GPU: 8.704 núcleos CUDA, 68 núcleos RT e 272 núcleos Tensor
  • Velocidades: 1,44 GHz em clock base; turbo de até 1,71 GHz
  • Memória RAM: 10 GB de GDDR6X a 19 Gb/s
  • Interface de memória: 320 bits
  • Largura de banda: 760 GB/s
  • RT Cores 2ª Geração
  • Tensor Cores 3ª Geração
  • Preço de lançamento: US$ 699

 

geforce rtx 3080
Imagem: (Nvidia/Divulgação)

 

Tags: , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA