Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

Dicas e TutoriaisSoftwaresTecnologia

Atualização Firefox 83.0 traz modo somente HTTPS

Sempre visamos a segurança na internet e olhando por esse lado o navegador Firefox passou por uma atualização que agora traz um modo de navegação somente HTTPS para garantir que você não navegue por sites menos seguros.

firefox-83-https

Quando navegamos pela internet queremos sempre nos garantir para que as nossas informações que estão trafegando pela rede estejam seguras, principalmente quando estamos fazendo uma compra online, enviando nossa senha ou outras informações importantes. Pensando nisso, a equipe de desenvolvimento do Firefox disponibilizou um novo modo de navegação somente HTTPS.

Como funciona esse Modo HTTPS?

A funcionalidade do modo é simples, este modo sempre priorizará a versão HTTPS de um site e caso não tenha e haja uma tentativa de acesso via HTTP comum o Firefox irá solicitar uma permissão ao usuário para acessar aquele determinado endereço sem HTTPS.

Como ativo o modo somente HTTPS no Firefox 83.0?

Para ativar o novo modo basta abrir o Menu -> Opções:

firefox-83-menu

Com as opções abertas, selecione “Privacidade e Segurança“, desça até o final das opções e encontrará o “Modo somente HTTPS”

firefox-83-apenas-https

Com o modo somente HTTPS ativado, você pode navegar normalmente e com a certeza de que o Firefox irá alterar as conexões da web para utilizar sempre HTTPS quando houver, isso será o padrão. Para os poucos sites que ainda não possuem a criptografia HTTPS será exibido um aviso como esse no print abaixo:

 

firefox-83-http-site

Apesar por manter a segurança, alguns sites (em casos pontuais) podem ter problema na exibição de imagens por exemplo, isso acontece devido ao site que está sendo acessado possuir imagens ou vídeos que não estejam hospedados em um link HTTPS. Nesse caso, é possível desativar temporariamente o modo somente HTTPS para esse site clicando no ícone de cadeado na barra de endereço:

firefox-83-apenas-htts-temporario

 

Além do novo modo somente HTTPS no Firefox, mudou mais alguma coisa nesse Update?

Sim, além desse destaque nessa versão do Firefox, tivemos também melhorias no SpiderMonkey (o mecanismo Javascript do Firefox), o carregamento de páginas teve uma melhora de até 15%, resposta da página melhorada em até 12% e uma redução de até 8% de memória em sites que utilizam javascript.

Além disso, a opção Zoom de pinça agora é compatível com dispositivos Touch com Windows embarcado além de Touchpads de dispositivos Mac.

Além de outras melhorias, que podem ser conferidas no site oficial do desenvolvedor: Aqui.

Corremos atrás para sempre mantê-lo informado. Assim que tivermos mais notícias sobre Firefox e outros assuntos relacionados, postaremos aqui no site.

E aí, gostou do que encontrou aqui? Ative as notificações do site e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, games e entretenimento.

Tags: , , , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA