Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

ListasMobile (Android/iOS)Softwares

Google Remove 164 Apps Maliciosos que Atingiram 10 Milhões de Usuários

Nesta segunda-feira (18/jan/2021) a equipe White Ops divulgou em seu site um relatório especificando e relacionando 164 Apps que atingiram mais de 10 milhões de usuários Android e foram removidos do Google Play Store, onde exibiam anúncios maliciosos.

O Método usado nos 164 Apps que Atingiram cerca de 10 Milhões de Usuários

Os Chamados Banners fora do contexto são anúncios que são exibidos em pop-up ou tela cheia no dispositivo do usuário mesmo que o aparelho não esteja sendo usado ou com o referido App aberto.

Tal prática já havia sido proibida pelo Google em 2020 por perceber que usuários ficavam sem poder identificar de onde os anúncios vieram. O que abre uma brecha para uma enxurrada de spams maliciosos no Android.

No primeiro ocorrido, mais de 600 Apps foram banidos da Play Store e de suas fontes de monetização. Porém os aplicativos continuaram a ser desenvolvidos e se propagaram novamente.

Google-Remove-164-Apps-que-Atingiram-mais-de-10-Milhões-de-Usuários-1

A pesquisa e remoção dos Apps Maliciosos

A equipe White Ops (site com o um time focado em pesquisa de segurança e detecção de falhas) encontrou novos Apps maliciosos no Google Play Store no segundo semestre de 2020. Chegando assim a Play Store ter mais 278 aplicativos removidos.

Desta vez mais 164 Apps Maliciosos foram detectados utilizando da artimanha na Google Play Store, porém de forma mais escondida. De acordo com o que foi apurado, esses Apps maliciosos se passavam por outros Apps conhecidos no Google Play Store para tentar entregar mais “credibilidade” aos usuários e assim serem mais difíceis de serem suspeitos da causa após instalação.
Esses Apps utilizavam JSON (um JavaScript compacto)  que controlavam qual anúncio seria exibido e qual sua frequência de exibição.

Por fim, fique atendo! Apesar de já terem sido removidos da Play Store, e até desativados remotamente aos que foram afetados. Ainda assim, esses Apps precisam ser removidos manualmente pelo usuário. Portanto, confira a lista  divulgada pela equipe da White Ops e caso esteja com algum desses Apps listados remova-o imediatamente para sua segurança.

Fonte: zdnet

Quer acompanhar sobre novas matérias em nosso site?

Ative as notificações e assine nossa newsletter! 😉

Tags: , , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu