Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

AplicativosMobile (Android/iOS)Softwares

Google Chrome 88 | Pesquisa de Abas, Fim do Flash Player e FTP

A nova verão 88 do popular navegador está aí! Nesta terça-feira (19/jan/2021), o Google Chrome 88 chega com melhorias como pesquisa por abas, melhora na segurança e como já era esperado, a atualização também remove o suporte ao Flash Player e também o suporte a FTP.

Mais Segurança

A nova versão 88 do Google Chrome chega com novos recursos de proteção de senha. Agora, além de verificar se há violações em suas senhas que são salvas, o navegador também avisa quando você quer salvar uma senha insegura. Além disso, caso você quiser alterar uma senha já salva, há um novo botão que irá te direcionar ao site para o link de alteração de senha (isso em site que já suportarem a função). Já no Android, a autenticação por biometria para acesso a preenchimento automático está planejado para chegar nas novas versões do Google Chrome.

Continuando no quesito segurança, o Google Chrome 88 agora tem suporte Manifest V3. A principal alteração aí vem na alternativa da API webRequest para a API declarativeNetRequest. Basicamente, o que muda é que com a antiga API as extensões tinham acesso a todas as solicitações de rede que passavam pelo navegador, e que não traz aos usuários privacidade e segurança obviamente.

Suporte a Manifest V3

Já na nova API declarativeNetRequest só é permitido às extensões que elas forneçam uma lista de filtros ao Google Chrome que é analisada pela próprio navegador. O que chegou a desagradar muitos desenvolvedores com essa mudança foi o limite de no máximo 30 mil regras, sendo que algumas listas comuns como EasyList tem mais de 60 mil. Porém, o Google já informou que esse limite será aumentado para 300 mil na versão do Google Chrome 89.

Para Android, agora há suporte para compras no aplicativo da Play Store para aplicativos da Web. Portanto, isso permite que agora os sites acessem a API de solicitação de pagamento da Google Play Store, possibilitando que os desenvolvedores que queiram monetizar suas aplicações da Web, possam a fazer com a Play Store, já que a regras proíbem outra forma de cobrança.

Pesquisa de Abas

Se você é daqueles que abre centenas de abas no navegador e depois ficar com aquele mundo de informações e não consegue achar facilmente a aba que queria bem naquela hora e sabe que está aberta em álbum ponto, essa função será de grande utilidade! Este recurso já está disponível para Chrome OS e agora dá as caras para os demais Desktops. Inicialmente, essa função ainda não está vindo ativa por padrão e é necessário acessar as configurações para ativa-la. Para ativar navegue para chrome: // flags e procure por #enable-tab-search e ativar a função. Após reiniciar o navegador poderá ver uma sete que aponta para baixo no canto direito superior onde será possível clicar para ver muitas das abas abertas e pesquisar por elas.

google-chrome-88-pesquisa-abas

Fim do suporte a Flash Player e FTP

Como já era esperado, o suporte ao Flash Player chegou ao fim. Agora foi o golpe final, o suporte ao Flash Player foi removido completamente no Google Chrome 88. Além disso, o suporte a conexão FTP também foi removido (anteriormente estava suspendo a partir da versão 80). Apesar do protocolo FTP ser ainda bastante utilizado para acessar arquivos, os navegadores nunca foram muito versáteis com isso, tendo muitas aplicações focadas em FTP que atendem muito melhor, assim também foi removido nessa versão.

E Tem Mais

Além das mudanças frisadas acima, houve também mais mudanças que citaremos rapidamente:
– Captura de tela em modo anônimo;
– Vídeos Tutoriais do Chrome (podem ser ativados com #video-tutorials em chrome: // flags;
– Atualização em determinadas áreas do modo escuro;
– Links se fazem abrir em nova guia (“target=_blank”) agora segue como se fossem “rel=noopener”. Isso ajuda a prevenir ataques;
– WebXR (conteúdo AR e VR) agora podem se dimensionar dinamicamente;
– Aplicativos Web agora podem chamar um recurso de “Isolamento de Origem” que ajuda a aumentar a segurança quando há troca de determinadas APIs;
– Novo recurso #permission-predictions em chrome: // flags disponibilizado, permite que o Chrome possa prever que você tem uma probabilidade menor de conceder permissões a um determinado site e já o faz por você, como um site que você nunca visitou anteriormente e provavelmente já não permitiria mesmo;
– As Ferramentas do Desenvolvedor (Ctrl + Shift + C) estão aproximadamente 37% mais rápidas devido a melhorias do JavaScript;
Entre outras. você pode verificar todas as mudanças nas fontes no final da página.

Quer acompanhar sobre novas matérias em nosso site?

Ative as notificações e assine nossa newsletter! 😉

Fonte: androidpolice, google, chromiumstatus

Tags: , , , , , , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu