Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

Android 11 – O novo sistema da Google para 2020

Após um longo período de testes, finalmente está disponível o Android 11, chega a nova versão do poderoso sistema operacional da Google. Lançado no último mês de setembro, e trazendo uma série de novidades. A nova versão promete ao usuário maior facilidade e praticidade no uso de todo o sistema. Temos aqui o Android 11, o novo sistema da Google.

Comunicação em destaque

Android 11 notificações
Imagem: (GoogleBlog)

 

Uma das coisas que deve chamar a atenção dos usuários logo de cara é a mudança nas comunicações, que agora estão bem mais organizadas. No Android 11, todas as mensagens são organizadas em um espaço dedicado, não importa de qual aplicativo elas venham. Isso permitirá ao usuário visualizar, responder e gerenciar todas as conversas de forma rápida e intuitiva, tornando muito mais fácil e simples todo o processo.

“Bubbles”

android 11 budlle google 2020
Imagem: (GoogleBlog)

Com a nova função Bubbles, você também pode escolher uma conversa como prioritária, fazendo com que a mesma apareça destacada dentro de uma “bolha” enquanto acessa outras telas e funções. Também é possível descartar todas as notificações, ou marcar alguma como prioritária.

Histórico de Notificações

A nova versão do Android 11 também permite acessar o histórico de notificações, o novo sistema da Google permite visualizar o conteúdo da notificação e o horário em que ela chegou.

Outras Melhorias

Além disso, o Google Meet, app de videoconferência que já estava presente no Android 10, também recebeu melhorias, permitindo reuniões ainda maiores, e incluindo máscaras e efeitos nas chamadas pelo modo família do Google Duo.

Mais Privacidade

Outro ponto que recebeu bastante atenção nessa nova versão é a privacidade. Agora é possível utilizar a opção “permitir apenas uma vez”. Dessa forma, apps que utilizam microfone, câmera e localização terão que pedir uma nova permissão a cada novo acesso. Ainda assim você também pode configurar as permissões de cada app, fazendo com que elas expirem caso o app fique inativo por muito tempo.

Visual personalizável

Essa nova versão do Android 11 permite personalizar o visual do seu smartphone. Para isso, basta manter o dedo na home para ter acesso ao menu “Estilos”. Neste menu existem planos de fundo, wallpapers e uma aba Estilo. Nela você pode personalizar o visual do sistema, ou escolher um dos temas existentes. Essa personalização é um tanto quanto simples se compararmos com outros aparelhos que também oferecem essa função, mas que ainda assim pode agradar aos usuários.

Mais controle multimídia

Os controles de reprodução de áudio e vídeo foram reformulados, permitindo a troca do dispositivo de reprodução das mídias. Por exemplo, você pode alternar a reprodução de um fone de ouvido para um alto-falante. Para isso, basta tocar duas vezes no ícone do player, que fica em destaque na área de atalhos. No mesmo ícone também é possível ajustar o volume, ou seja, todas as funções estão concentradas, facilitando bastante a vida do usuário.

A gravação de tela também mudou. Agora, através da gravação de tela nativa, é possível gravar o áudio do microfone e do dispositivo, algo já presente em muitos outros sistemas.

Nearby Share

google android 11 nearby share
Imagem: (GoogleBlog)

O Android 11 oferece a função Nearby Share, muito parecida com o AirDrop presente nos sistemas iOS da Apple. Com ele você pode compartilhar arquivos de forma rápida com outros aparelhos que também possuem o recurso. Uma vez ativado, o Nearby Share procura por aparelhos próximos. Assim, com o aparelho receptor selecionado, ondas aparecerão na tela enquanto o dispositivo aguarda a permissão. Além disso, é possível selecionar os meios de compartilhamento mais utilizados, deixando-os como atalho para agilizar o processo.

Modo Avião

Nessa nova versão do Android, o Modo Avião ficou mais inteligente. Agora é possível manter o Bluetooth ativado caso ele esteja conectado a algum dispositivo, como por exemplo, um fone de ouvido.

Android Auto

Outra novidade é a conexão do Android Auto com o smartphone diretamente via Bluetooth ou Wi-Fi, sem a utilização de cabos, para os veículos compatíveis. Dessa forma, é possível enviar mensagens de texto ou reproduzir arquivos de mídia sem a necessidade de conectar o celular ao painel do carro.

Sessão Multitarefa

Ao ativar a sessão multitarefa, é possível capturar a tela, compartilhar a captura, editar e apagar o que foi capturado. Além disso, você também pode escolher entre capturar a tela do app que está sendo mostrada ou selecionar um texto qualquer desta tela. Anteriormente, havia a expectativa de que a nova versão permitisse uma “Captura de tela rolável”, permitindo que o print registre também as partes que não estavam visíveis na tela. Sabemos que esse recurso foi testado nas versões Beta, mas acabou ficando de fora da versão final.

Menu do Botão de Energia

android 11 power home
Imagem: (GoogleBlog)

Ao clicar no botão de Energia, um menu totalmente novo se abre. Nele, os botões de emergência, bloqueio e desligar aparecem em destaque no topo da tela. Dessa forma, a área logo abaixo está destinada ao Google Pay, e na parte inferior, ficam os atalhos para quem utiliza o Smart Home. Assim, você pode apagar ou ascender as luzes de casa, destrancar a porta da casa ou ligar e desligar a tv e outros aparelhos, tudo direto na tela do celular.

Atualizações direto no Google Play

A partir dessa nova versão, atualizar o sistema Android será tão fácil quanto atualizar um app. Agora os usuários poderão acessar todas as atualizações de segurança e privacidade disponíveis diretamente pelo Google Play, sem a necessidade de ter que esperar por uma atualização completa.

Modo Não Perturbe

O modo Não Perturbe agora permite configurar quais apps podem continuar a apresentar notificações com o modo ativado. Por exemplo, a câmera fotográfica acessa automaticamente as permissões, impedindo que o aparelho vibre ou exiba notificações durante o uso.

Outras novidades

O Android 11 ainda apresenta outras novidades, tais como o Modo Escuro Programável, que permite programar o uso em horários alternados durante o dia, maior conexão com o padrão 5G e interface adaptada para displays de formato diferente. Portanto, embora pareça tímida, a nova versão do sistema Android traz melhorias que facilitarão bastante a vida dos usuários.

Quais celulares já podem receber a atualização?

O Android 11 ainda não está disponível para todos os aparelhos que utilizam o sistema operacional da Google. A princípio, o sistema estará disponível para smartphones Pixel, Xiaomi, OnePlus, Oppo e Realm. Os demais aparelhos devem receber a atualização nos próximos meses.

 

Tags: android, aplicativos, google, mobile, smartphone, softwares

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos