Amazon Prime Banner 610x180

Amazon Prime Banner 610x180

SoftwaresTecnologiaWindows

Nova Atualização do Windows 10 (20H2)

Afinal, o que podemos esperar da Nova Atualização do Windows 10 (20H2)?

A Microsoft está prestes a disponibilizar a nova atualização do Windows 10 (20H2). Com previsão inicial de lançamento ainda em outubro, essa atualização tem sido muito aguardada por conta de algumas novidades que ela poderá trazer, mesmo se tratando de um “service pack”, ou seja, uma atualização voltada para desempenho e qualidade.

 

Possíveis Novidades do Windows 10

A última atualização feita pela Microsoft no sistema operacional Window 10 (chamada de 20H1) trouxe algumas novidades, como a possibilidade de parear dispositivos Bluetooth com mais facilidade; transformou a Assistente Virtual Cortana em um app separado; novos recursos para o Bloco de Notas, Gerenciador de Tarefas e Barra de Jogos, além de várias melhorias de acessibilidade. Porém, muitas outras mudanças que eram esperadas não foram apresentadas, aumentando a expectativa para a nova atualização, que será chamada de 20H2.

Ao mesmo tempo, essa atualização acabou por apresentar algumas falhas que estão sendo investigadas pela Microsoft, tais como tela azul em PCs com placa de vídeo da Nvidia mais antigas; problemas de conexão bluetooth e incompatibilidade com alguns chips gráficos da Intel, entre outras.

Essas questões reforçam a ideia de que a nova atualização tenha como foco a resolução de problemas apresentados, e ainda, reforço nos itens de segurança.

De qualquer forma, alguns acreditam que algumas mudanças significativas estão sendo preparadas para breve, nessa próxima atualização ou, no mais tardar, em 2021. Listamos algumas mudanças que tem sido aguardadas e que podem pintar já em outubro:

 

Novo layout 

Desde seu lançamento em 2014, o Windows 10 não apresenta mudanças significativas de layout. Quem pode ganhar um novo visual é o menu Iniciar.

A julgar pelos testes feitos e por algumas informações vazadas, a mudança terá como foco o padrão de cor. Até a última versão, cada bloco podia ter uma cor diferente. A partir de agora, elas acompanharão a cor do tema que estiver sendo utilizado: claro ou escuro, e acompanhadas de um fundo que lembra uma transparência.

Alguns blocos, tais como Previsão do Tempo, não devem mudar, justamente para que se destaquem com relação aos outros.

A Microsoft também pretende simplificar o design dos ícones, reforçando os efeitos 3D e de sombra, destacando os ícones com um visual próprio, e diferenciando-os do design de outras versões do Windows.

 

Alterações na Interface

O atalho Alt + Tab também deve mudar. Agora, o usuário terá a possibilidade de alternar entre as abas que foram abertas dentro do Microsoft Edge ao invés de alternar entre janelas. Caso não goste da novidade, basta ir até as configurações para desativar o recurso.

A Barra de Tarefas se tornará personalizável. O usuário poderá combinar ícones, deixando-os mais acessíveis. Dessa forma, o usuário terá a navegação facilitada e ganhará tempo em várias tarefas.

Já o Painel de Controle ficará localizado na aba “Sobre”, dentro do painel “Sistema” no menu de “Configurações” . Lá haverá um botão que possibilita copiar as especificações do dispositivo, incluindo o modelo do processador e a capacidade de RAM instalada, bem como um atalho para a página Sistema do Painel de Controle.

 

Novidades para o Microsoft Edge

O Microsoft Edge deve receber uma atenção especial nessa atualização. Além da mudança no comando Alt + Tab, ao fixar um ícone de um determinado site na barra de tarefas e abri-lo com o Edge, será possível visualizar todas as abas abertas dentro do site e navegar entre elas apenas passando o mouse por cima do ícone.

Com essa nova atualização, a versão do navegador baseada no Chromium vem instalada por padrão, substituindo por completo o antigo Microsoft Edge, que servia como sucessor do Internet Explorer. 29

As antigas versões do Edge eram baseadas no Internet Explorer, um navegador que nunca caiu nas graças do grande público. Agora, o Edge que virá instalado terá como base o código aberto Chromium (navegador de código aberto do Google).

 

Notificações

O sistema de notificações do Windows 10 também deve ter mudanças: a partir dessa nova versão, toda vez que um programa emitir um aviso, um ícone surgirá na Área de Trabalho, permitindo a identificação de qual programa é o responsável pelo aviso. Também será possível dispensar as notificações através de um botão específico.

Por padrão, as notificações do Assistente de Foco já virão desativadas. Caso queira ativá-las, será preciso fazê-lo manualmente. Também será possível configurar o sistema para o modo “Não Perturbe”. Dessa forma, quando você estiver jogando ou utilizando algum outro aplicativo, não será interrompido por nenhuma notificação.

 

Aplicativos Android no Windows

A atualização trará novas funções ao aplicativo “Seu Telefone”, desenvolvidas especificamente para smartphones da Samsung. Com esses novos recursos, será possível acessar os aplicativos do celular diretamente no PC.

 

Maior conectividade com os serviços Microsoft

Fazendo o login na sua conta Microsoft, o pacote Office e o aplicativo do Xbox serão fixados na Barra de Tarefas.

 

Outras novidades da nova atualização do Windows 10

Além do que foi falado, especula-se sobre outras possíveis alterações trazidas pela próxima atualização do Windows 10, tais como:

  • um novo ícone da seta que indica que um aplicativo está acessando sua localização;
  • Opção de visualizar, através do Gerenciador de Tarefas, a arquitetura de cada processo;
  • Atualizações da Assistente Virtual Cortana (espera-se que ela responderá questões e poderá configurar timers em português do Brasil);
  • Possibilidade de escolher nas Configurações determinada GPU que seu aplicativo ou jogo rodará;
  • Buscar na lista de aplicativos padrão do Windows a partir das Configurações;
  • Será possível visualizar uma listagem de drivers opcionais dentro das Configurações, sem a necessidade de ir até ao Gerenciador de Dispositivos;
  • Calculadora com modo gráfico;
  • Atalhos para arquivos do Linux no WSL (Windows Subsystem for Linux) a partir do Windows Explorer;
  • Três opções de envio de dados de diagnóstico à Microsoft: desligado, essencial e opcional;
  • Para PCs conversíveis 2 em 1, ativação automática do modo Tablet e teclado touchscreen ao tocar em um campo de texto.

Quer instalar a nova atualização do Windows 10 (20H2)?

Para baixar e instalar a nova atualização do Windows 10, basta ir até ao Menu Iniciar e clicar em Configurações. Em seguida, clique em Atualização e Segurança e verifique se há atualizações disponíveis. Caso exista , basta clicar em “Baixar e instalar” e reiniciar o pc após o término da instalação.

Tags: , , ,

Mais Artigos Similares

Newsletter

Mais vistos
MANTENHA-SE PRODUTIVO EM CASA
Menu